Metodologias e Abordagens

Facilitação de Aprendizagem

Os processos de ensino-aprendizagem da Team Works apóiam-se em metodologias e abordagens amplamente reconhecidas no contexto da Educação Corporativa.

CARL ROGERS

Carl Rogers

Donald Winnicot

Donald Winnicot

JOSÉ PACHECO

José Pacheco

“É brincando e somente brincando que o indivíduo, Criança ou Adulto, é capaz de ser criativo e usar completamente sua personalidade"
Winnicott.

Metodologia Team Works

Para nós da Team Works, a condução de processos de ensino-aprendizagem por meio da facilitação é um valor. Temos a convicção de que a aprendizagem acontece quando há uma combinação adequada de recursos materiais e humanos que favoreçam o desenvolvimento individual e grupal em diversas dimensões.

O facilitador de aprendizagem confia no potencial do grupo e co-cria um espaço seguro de debate e reflexão, onde os indivíduos podem vivenciar a autonomia, a solidariedade e a responsabilidade. Não há responsabilidade sem autonomia. Não pode haver aprendizagem sem espaço seguro para o erro.

Facilitar um processo de aprendizagem pressupõe que o mediador seja comprometido com a construção de um ambiente leve, onde o prazer e a diversão sejam devolvidos à relação do ser humano com o seu próprio desenvolvimento. Como um agricultor, ele prepara o solo no qual plantará a semente da cooperação, da criatividade, da inovação e da democracia.

Nos apoiamos nos pressupostos teóricos de grandes pensadores da educação e da psicologia: a Psicologia Social de Kurt Lewin, os Tipos Psicológicos de Carl Jung, os Estilos de Aprendizagem de David Kolb, a Educação Centrada no Estudante de Carl Rogers, a Psicologia Institucional de José Bleger, a Andragogia de Knowles e Paulo Freire, o Construtivismo de Jean Piaget. Todos estes gênios são fonte de inspiração que alimentam nossa inquietude e fortalecem nosso compromisso com a transformação.

“Por aprendizagem significativa, entendo aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência.”
Carl Rogers

Atividades Integrativas (Dinâmicas em grupo)

Nossa proposta é aprender de forma consistente e divertida. As dinâmicas inseridas nos processos educativos devem levar em consideração a cultura organizacional e os objetivos de aprendizagem previamente alinhados.

Nossas atividades integrativas – como toda dinâmica de grupo em sua plenitude – são ferramentas de acesso privilegiado aos padrões de funcionamento dos grupos. Possuem forte poder integrador das diversas dimensões do ser humano: cognitiva, emocional, social e cultural. Uma vez engajados na atividade, os indivíduos podem identificar e refletir sobre eventuais comportamentos funcionais e disfuncionais, tanto individuais quanto coletivos. Fazem parte de um campo epistemológico chamado de Educação de Laboratório.

Para que sua aplicação seja adequada e gere resultados é imprescindível que haja um método em sua aplicação, composto por três etapas:

Contextualização da atividade dentro do desenho da solução de aprendizagem e exposição das regras da vivência;

Jogo, simulação, exercício ou qualquer recurso didático que possa ser entendido como uma Dinâmica de Grupo.

Momento no qual o facilitador conduz o grupo no processamento da vivência e o baliza em direção às conexões possíveis entre a experiência e a realidade cotidiana. Caso haja uma potente mobilização de conteúdos emocionais, o facilitador pode utilizar o Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), método utilizado para que tais conteúdos adquiram significado suficiente para que sejam considerados aprendizados

As emoções, quando vividas e validadas dentro de um território seguro de aprendizagem, exercem um papel fundamental dentro do processo de fixação, retenção e posterior evocação de memórias. Memória é sinônimo de aprendizagem. As Dinâmicas de Grupo, quando aplicadas adequadamente, podem ser ferramentas poderosas a serviço do aprendizado de conceitos e comportamentos desejáveis para o funcionamento saudável de um grupo ou instituição.

“Educação de Laboratório é um termo genérico, aplicado a um conjunto metodológico visando mudanças pessoais a partir de aprendizagens baseadas em experiências diretas ou vivências”
Fela Moscovici"

  • Crescimento acelerado?
  • Problemas com papéis e responsabilidades?
  • “Caos organizacional”?
  • Dificuldade de alinhamento entre áreas?
  • Líderes ainda apegados às tarefas operacionais?
  • Você se identifica com estes problemas

Entre em contato e ganhe um diaginóstico

Contate-nos

Embora tenham objetivos pontuais, as cinco atividades integrativas proporcionadas pela Team Works têm em comum a finalidade de promover um ambiente de trabalho saudável

Agende o diagnóstico remoto ou presencial com um dos nossos consultores